Como fazer seu próprio sticker

















Todo guerrilheiro que se preze deve ter intimidade com o vasto arsenal que lhe é propiciado para realizar ações certeiras.
Uma das armas mais viáveis do marketing de guerrilha é o sticker. Uma espécie de adesivo que o próprio guerrilheiro pode fabricar, utilizando investimento baixo e proporcionando uma relação custo benefício bastante atrativa.

Ensinaremos agora como criar seu sticker.

Profissionalmente, um adesivo pode ser feito de duas formas:
serigrafia, que é a mais comum, e imprimindo com uma impressora no papel adesivo. Esses dois métodos dependem de alguns recursos que nem sempre estão disponíveis para todos, então vamos ver algumas formas alternativas para produzir seu sticker.Fazer um sticker com stencil é uma boa opção para quem quer começar, com um papel adesivo ou vinil (que não é aquele vinil de música, é um adesivo plástico), spray e um stencil (que consiste em um papel ou plástico duro - papel cartão, canson, chapa de raio-x - recortado criando, uma mascara deixando passar tinta só onde foi recortado). Dá para fazer bons adesivos que podem ter ótimos resultados, mas um ponto fraco dos adesivos feitos com stencil é que geralmente a tinta acaba saindo com o tempo, mas isso pode ser usado de uma forma boa e ao seu favor.Uma forma mais simples ainda é pegando, um papel adesivo (de papel mesmo, não de plástico ou couchê), algumas canetas que não saem com água e desenhar no sticker à mão mesmo. Existem pessoas que conseguem resultados muito bons fazendo stickers à mão. Da mesma forma que sticker feito com stencil, o sticker acaba apagando com o tempo.Existe ainda uma outra forma, mais barata, porém menos durável: simplesmente, em um papel comum, desenhe, escreva ou imprima a mensagem que você quer passar. Seja ela qual for, o ideal é que você conte com um computador com uma impressora simples. Imprima, recorte os excessos e recorte o que realmente interessa, fazendo efetivamente os Stickers.Para intervenções em massa, tire xerox das demais cópias e recorte totas elas antes de sair de casa. Será mais produtivo e você gastará menos tempo nas ações.Para fixa-lo, primeiro passa-se uma camada de cola no local a ser fixado o Sticker, em seguida coloca-se o Sticker propriamente dito, e em seguida, recomenda-se passar mais uma camada de Cola sobre o Sticker, para que fique bem grudado mesmo, dificultando assim a sua retirada.Usualmente, se estiver pensando em ter Stickers em sua mochila sempre à disposição para qualquer ocasião, recomenda-se também levar consigo a "Cola". Para isso, guarde-a em um recipiente como esses de cola Industrial mesmo, e a tenha sempre à mão para as mais diversão situações. Mas se a sua intensão for a de realmente causar algum "barulho" com suas Intervenções, recomendamos que tire uma noite da semana, e marque com mais um ativista (no mínimo), e saiam para dar uma "volta" pela cidade ou "Local Alvo" de suas Intervenções.

Nenhum comentário: